Está em dúvida sobre quais plantas do jardim podem fazer essa transição?
Segundo os especialistas, algumas espécies se adaptam melhor do que outras à mudança para o ambiente interno. Aqui estão as seis plantas mais recomendadas para trazer para dentro quando o frio chega.
Ervas Aromáticas

As ervas são uma das melhores opções para levar para dentro de casa no inverno, especialmente em grande parte dos Estados Unidos, diz Eric Preston. Isso inclui manjericão, alecrim, cebolinha e hortelã. Se já estão em vasos, é só trazê-los para dentro. Caso contrário, replante em vasos que sejam grandes o suficiente para acomodar as raízes e um pouco mais de solo, recomenda Brandi Eide.
Dicas para transportar: Mantenha o vaso em uma posição firme e evite sacudir demais as plantas, para que elas não fiquem estressadas na mudança, explica Preston.
Cuidados: As ervas precisam de bastante luz natural, então o ideal é colocá-las em uma janela que receba sol pleno (voltada para o sul ou oeste). Se não tiver essa opção, considere instalar uma lâmpada de cultivo. E para regar, faça isso a cada três ou quatro dias, ou quando o terço superior do solo estiver seco.
Begônias, Gérberas e Cóleo

Essas plantas anuais em vasos, como as begônias, gérberas e cóleo, tendem a se adaptar bem ao ambiente interno, segundo Donna Leitner, fundadora da Gardenuity.
Elas precisam de cuidados específicos, mas podem trazer muita vida e cor para o ambiente.
Dicas para transportar: Leitner recomenda fazer a transição aos poucos para evitar “choque”. Tente colocá-las dentro de casa por algumas horas e vá aumentando o tempo aos poucos. E ao trazê-las definitivamente, escolha um local com bastante luz, para simular o ambiente externo.
Cuidados: Fique de olho nas pragas (como cochonilhas e ácaros) e trate qualquer infestação antes de colocar a planta dentro de casa. Mantenha-as longe de fontes de calor direto e garanta uma boa ventilação. No caso das begônias tuberosas, espere a primeira geada para remover os bulbos, corte os brotos, e deixe os bulbos secarem em um local quente antes de armazená-los em um saco de papel no porão ou na garagem.
Samambaias 🪴

Plantas tropicais, como hibiscos e samambaias, adoram calor e umidade, então elas geralmente se dão muito bem dentro de casa, diz Leitner, que leva as suas próprias samambaias para dentro durante o inverno.
Dicas para transportar: Antes de levá-las para dentro, Leitner recomenda podar as folhas e renovar o solo.
Cuidados: As samambaias adoram umidade, então considere usar um umidificador no cômodo em que estiverem. Além disso, reduza a quantidade de regas – dentro de casa, as plantas naturalmente precisam de menos água.
Árvores Frutíferas Cítricas 🍋

As árvores cítricas em vasos, como limoeiros, laranjeiras e limas, são sensíveis ao frio, que pode danificar tanto os frutos quanto as flores, ou até mesmo matar a árvore inteira, alerta Omelchenko. Trazer esses vasos para dentro é essencial para proteger a saúde dessas árvores.
Dicas para transportar: Verifique se há pragas nas árvores e trate-as antes de movê-las para dentro. Se o vaso for muito pesado, use um carrinho com rodinhas para facilitar o transporte.
Cuidados: Essas árvores precisam de 8 a 12 horas de luz solar direta todos os dias. Além disso, busque um cômodo que mantenha a temperatura entre 18–22°C durante o dia, um pouco mais fresco à noite. Regue apenas quando a camada superior do solo estiver seca e considere borrifar as folhas com água ou usar um umidificador.
Cactos e Suculentas 🌵

Cactos e suculentas são famosos por sobreviver a condições extremas, mas eles têm uma fraqueza: a geada. Trazer essas plantinhas para dentro ajuda a protegê-las do frio intenso, permitindo que entrem em um período de dormência até as temperaturas subirem novamente.
Dicas para transportar: Ao mover cactos e suculentas, tome cuidado para não danificar os caules e espinhos. Use luvas grossas ou ferramentas especiais, como pinças, ao manusear as espécies mais “espinhentas”, recomenda Julia Omelchenko. Ah, e não se esqueça de dar uma olhada para ver se não têm cochonilhas antes de trazê-los para dentro.
Cuidados: Eles precisam de muita luz, então o melhor lugar é um peitoril voltado para o sul, onde possam receber algumas horas de sol direto. No inverno, esses “fortões” entram em dormência e quase não precisam de água. Deixe o solo secar completamente ou pelo menos dois terços entre as regas. Cuidado com o excesso de água, que pode causar o temido apodrecimento das raízes – um problema comum, especialmente no inverno. “Essas plantas preferem muito mais secar do que o excesso de umidade,” diz Omelchenko.
Não se Preocupe se Suas Plantas Ficarem Meio “Murchinhas” 🍂
Se notar que suas plantas ficam marrons ou com folhas caídas ao serem trazidas para dentro, calma! As plantas precisam de um tempinho para se adaptarem ao novo ambiente, explica Omelchenko. “Mudanças bruscas de luz, temperatura e umidade podem causar amarelamento, queda de folhas e outros sinais de estresse.”
Para facilitar essa adaptação, traga as plantas para dentro por algumas horas por dia durante uma ou duas semanas, sugere ela. Fora isso, é só dar a quantidade certa de luz, água e, quem sabe, até uma música relaxante – e elas estarão prontas para mais uma temporada!
Com informações da Real Simple

Apaixonada por tudo que é verde, Drika é a mente por trás do blog Louca das Plantas.
Produtora cultural e entusiasta da jardinagem, ela combina seu amor pelas plantas para compartilhar dicas práticas, histórias curiosas e truques que transformam qualquer espaço em um verdadeiro refúgio natural. Com um tom descontraído e acolhedor, Drika inspira jardineiras e jardineiros de todos os níveis a cultivar mais do que plantas: a conexão com a natureza.